Rótulo com estrela de Davi?

Loja online de Cerveja Artesanal - Cervejas especiais

Um fato curioso é a presença de uma estrela de seis pontas(hexagrama) em muitas ilustrações de rótulos de cerveja, principalmente das cervejarias mais antigas, em atividade ou já extintas.

A explicação que normalmente vem à tona sobre este fato é que indicaria uma referência à estrela de Davi ou ao povo judeu.

Na verdade esta estrela de seis pontas, também conhecida como "Selo Salomônico", existe como um símbolo de tradições tanto do Oriente como do Ocidente.

Na antiguidade os acontecimentos inexplicáveis eram interpretados como resultados de forças ocultas, de origem divina, pois a ciência ainda não havia sido estruturada, o conhecimento era limitado. A bioquímica e a microbiologia eram desconhecidas e o conhecimento era fruto de muita observação.

Durante a Idade Média estas observações ou podemos dizer investigações eram conduzidas pelos monges, magos e alquimistas.

Especificamente no caso da cerveja, a explicação alquimista permitia combinar o Sol, a Terra e também os quatro elementos: arterraágua e fogo(calor).

Loja online de Cerveja Artesanal - Cervejas especiais 

Por muito tempo, a fabricação de cerveja foi cercada de mistério, em decorrência da falta de compreensão do processo de fermentação.

Por isso, um dos primeiros símbolos que apareceram nos rótulos de cerveja, foi a estrela de seis pontas, que era a marca dos alquimistas.

Outras imagens e símbolos eram costumeiramente associados à cerveja, como ramos de trigo e cevada, geralmente colocados em torno de brasões, compuseram rótulos e marcas de muitos produtos e produtores ao longo da história. Alguns perduram até hoje.

Loja online de Cerveja Artesanal - Cervejas especiais                  Loja online de Cerveja Artesanal - Cervejas especiais                         Loja online de Cerveja Artesanal - Cervejas especiais                   Loja online de Cerveja Artesanal - Cervejas especiais

Fonte: Larousse da cerveja - Ronaldo Morado - 2009

Comentários