Visita a Cervejaria Burana

Recentemente a equipe do Rio Preto Beer Club realizou uma visita à Cervejaria Artesanal Burana que foi inaugurada nos meados de 2014 e desde então vem ganhando mercado na região de São José do Rio Preto/SP com a venda de Chopp e Cerveja.

Fomos recebidos pelo proprietário e mestre cervejeiro Ronaldo Augusto que nos mostrou as instalações, detalhando e exemplificando todo seu processo de produção, ficou muito claro que prezam pela excelência no controle de produção e na higiene.

Ali são produzidas cervejas artesanais com utilização do mais puro malte, nacional e importado, preservando a qualidade e originalidade da cultura milenar cervejeira.

As instalações da cervejaria estão localizada na zona rural entre as cidades de José Bonifácio e Ubarana, região de São José do Rio Preto/SP. Apesar do nome ser Burana não tem nada a ver com a proximidade da cidade de Ubarana. O nome BURANA representa a tradução em latim de Beuern, que por sua vez é uma abreviação de Benediktbeuern, Municipio da Alemanha, localizado no distrito de Bad Tolz-Wolfratshause, na região administrativa de Oberbayern, estado de Baviera, sendo uma região muito famosa por seus monastérios cervejeiros.

Em entrevista com Ronaldo Augusto que possui os títulos de Sommelier e Cervejeiro formado pelo Instituto Brasileiro da Cerveja e ainda Chancelado pela Universidade de Tecnologia de Munique, foi perguntado:

Quando começou a fazer cerveja e porquê?

“Começamos a fazer cerveja faz uns 3 anos, mais por curiosidade, nem conhecia ainda esse mundo de cerveja artesanal.  A primeira coisa foi o desafio de conseguir fazer cerveja, aí começamos a conhecer outras marcas e coincidiu de ser nessa época que começaram a vir cervejas de fora e iniciou esse movimento no país. Foi quando começamos a descobrir outros estilos e a brincar com isso ai. Nossa empresa é uma empresa familiar e conversando com a família decidimos montar a cervejaria para fazer isso profissionalmente.

Quais os estilos de cerveja que possuem hoje?

“Hoje registrado no mapa temos dois estilos: Cream Ale e Munich Dunkel, mas já temos o projeto de ampliar para mais dois que são a Viena Lager e a Weiss. Vamos fazer uma Weiss bem tradicional e uma Viena Lager bem enquadrada no estilo que já estamos com a receita pronta só estamos aguardando o registro do mapa”

Quais os objetivos para 2016 da Cervejaria Burana?

“Pretendemos consolidar a nossa base de atuação na região da fábrica, Ubarana e José Bonifácio. Também estamos iniciando a distribuição em São José do Rio Preto, nós estamos crescendo de forma consistente mas lentamente por opção, pois queremos crescer solidificados”

Qual sua visão para o mercado atual de cervejas especiais/artesanais no Brasil?

“O Brasil ainda está iniciando nesse processo, temos mercados muito mais desenvolvidos como Europa, estados unidos, o Brasil ainda está começando, mas considero uma questão de oportunidade sim, temos muitas cervejarias boas aparecendo no Brasil. Temos regiões bem consolidadas como em Minas Gerais que possui cervejarias boas, Santa Catarina, Paraná e também aqui no estado de são Paulo como Ribeirão Preto que já tem destaque. E assim, como todo mercado novo aparece empresas que vão se solidificar e crescer, como aquelas que vão ficar pelo caminho”

JOGO RAPIDO

Estilo preferido? “Munich Dunkel”
Uma Cervejaria nacional? “Cervejaria Burana”
Cerveja internacional? “Guinness Draught”

 

Confira mais detalhes e a avaliação das cervejas produzidas na Burana:

Burana Monch Burana Vater

 

Comentários